Castelos na Escócia: 15 pontos turísticos para visitar

Compartilhe!

Há tantos castelos espalhados pela Escócia que não arrisco a estimar um número total de construções históricas existentes no país da gaita de foles. Por isso, é bem fácil incluir uma visita a essas estruturas medievais no roteiro de viagem.

A lista de castelos na Escócia inclui desde ruínas fotogênicas e cheias de mistérios a fortalezas totalmente conservadas e que ainda encantam os viajantes ao mostrar a extravagância da realeza.

Pessoalmente, sou apaixonada por castelos e um dos pontos altos da viagem à Escócia foi conhecer por dentro algumas dessas construções medievais. Se você também sofre da mesma obsessão, pegue a caneta e anote os nomes de castelos espalhados pelo território escocês para incluir no roteiro de viagem.

 

Castelos na região de Edimburgo

Para conhecer castelos na Escócia, não é preciso ir muito longe.  Dentro de Edimburgo e também perto da capital, há várias construções medievais que podem ser visitadas. Inclusive muitas estruturas históricas serviram de cenário para as gravações de séries como Outlander e Game of Thrones.

Leia Mais:  O que fazer em Edimburgo e quantos dias ficar?

Castelo de Edimburgo: ponto turístico da capital da Escócia

Cravado no topo de uma rocha, o castelo de Edimburgo é impossível de ser ignorado ao caminharmos pelo centro da cidade. A silhueta imponente guarda várias histórias sobre o passado do país, abrigando  inclusive dois museus (National War Museum e o Museum of The Royal Regiment for Scotland), antigas masmorras e canhões ao longo das muralhas. Impossível ficar fora do roteiro na capital escocesa.

Castelo de Stirling

Situado na cidade de Stirling, foi palco de fatos importantes da história escocesa e se tornou símbolo da resistência frente à coroa inglesa, presenciando batalhas célebres no passado. É uma das maiores fortalezas do país e chama atenção também pela arquitetura renascentista do interior.  Por tudo isso, é hoje um dos principais pontos turísticos da Escócia.

O ingresso para entrada no castelo custa 16 libras. Para chegar em Stirling, é possível utilizar o transporte público. O percurso de trem leva cerca de 40 minutos e o preço da passagem varia de 8 a 10 libras (consulte o itinerário aqui). Já a viagem de ônibus leva 1h30 e o bilhete custa a partir de 5 libras (pesquise os horários disponíveis aqui). Outra opção é alugar um carro e aproveitar para conhecer também as Highlands da Escócia.

Castelo de Craigmillar

Construído no século XV para ser uma residência fortificada, hoje as ruínas do castelo Craigmillar atraem os turistas apaixonados por história e também amantes da série Outlander. Nas telinhas, o local aparece como o cenário da prisão de Ardsmuir na terceira temporada.

A construção fica a aproximadamente 30 minutos do centro de Edimburgo e o deslocamento pode ser feito de ônibus municipal. A passagem custa 1,80 libras. As opções são as linhas 14 e 30, que saem da North Bridge (veja o próximo horário de saída). O local fica aberto para visitação diariamente das 10 às 16h (última entrada às 15h30) e a entrada custa 6 libras.

Castelo Blackness: um lugar para fãs de Outlander

Erguido no século XV às margens do rio Forth por uma das mais poderosas famílias da Escócia – os Crichtons -, Blackness nunca foi uma pacífica mansão real. O lugar já foi usado como fortaleza e  prisão do Estado. Hoje é uma das construções que fazem parte do patrimônio histórico do país e também foi uma das locações da série Outlander. A entrada custa 6 libras.

O castelo fica a 30 quilômetros de Edimburgo, cerca de 50 minutos de carro. Há micro-ônibus que fazem o trajeto por 6 libras, com saídas regulares de vários pontos do centro da cidade (Waterloo Place, Princess Street, Shandwick Place) e da estação de trem Haymarket. Outra opção é contratar um passeio saindo de Edimburgo que inclua a atração no itinerário.

Palácio de Linlithgow

Antigo palácio real da Escócia, cujas ruínas se encontram na cidade de Linlithgow, a cerca de 30 quilômetros de Edimburgo. Foi o local onde nasceu a rainha Mary, que governou os escoceses de 1542 até abdicar ao trono em 1567. A construção foi ampliada durante o período da dinastia dos Stuart, sendo um exemplar incrível da arquitetura renascentista. Os fãs de Outlander vão reconhecer o lugar como a prisão de Wentworth.

Para conhecer o interior do palácio, a entrada custa 7,20 libras. É possível chegar de trem, saindo do centro de Edimburgo. O percurso leva aproximadamente 20 minutos e o bilhete custa 5,80 libras. Basta comprar a passagem na estação Waverley, embarcar e descer na estação de Linlithgow. Pesquise os horários de saída do trem e organize sua viagem.

Castelo Doune

A construção bem no centro do vilarejo de Doune começou a atrair visitantes para a pequena cidade escocesa por causa da série Game of Thrones. O castelo serviu de locação para as primeiras cenas gravadas em Winterfell no episódio piloto. Depois também foi utilizado como cenário para as gravações de Outlander, sendo conhecido como o Castelo Leoch pertencente ao Clã Mackenzie. Por isso, a atração faz parte do itinerário de vários passeios que saem de Edimburgo e Glasgow.

Também dá para utilizar o transporte público para chegar a Doune, mas será preciso pegar um trem até Stirling e depois o ônibus 59 da empresa First para o vilarejo de Doune. O local para embarque no ônibus não é complicado de encontrar, pois fica ao local da estação de trem em Stirling. A entrada no castelo custa 9 libras, incluindo um áudio guia em inglês.

Castelo Midhope

Construído durante o século 16, Midhope pertencia ao clã Drummond, mas depois foi comprado por John Hope e desde então é uma área particular. O castelo ficou em desuso e completamente abandonado. Por isso, não é possível visitar o interior. O ingresso custa 4 libras e permite apenas percorrer a área externa, vista na série Outlander como Lallybroch – lar do jacobita Jamie Fraser.

O castelo Midhope fica no vilarejo de Abercorn, a apenas 22 quilômetros de Edimburgo. No entanto, não é muito simples chegar ao local por conta própria de transporte público. Além disso, como só é possível ver o exterior, a visita costuma ser rápida. Então, o mais recomendável é contratar um passeio que inclui outras construções históricas na região.

>>> SAIBA MAIS: Contrate um tour pelos castelos da série Outlander na Escócia

Castelos na região das Highlands da Escócia

As Highlands, em português Terras Altas, são a região rural no norte da Escócia onde no passado imperava o sistema feudal de famílias: os tradicionais clãs escoceses. Justamente por isso, existem vários castelos ou ruínas de antigas construções que marcaram o poderio dos clãs. O passeio não permite somente mergulhar na história e na cultura do país, mas também é repleto de paisagens de tirar o fôlego, com pequenos vilarejos com casas de pedra,  montanhas imponentes e lagos. Veja atrações que valem a parada no caminho.

Leia Mais:  Como ir de Edimburgo para as Highlands na Escócia

Eilean Donan: o castelo mais fotografado da Escócia

Um ícone das Terras Altas escocesas, o Castelo de Eilean Donan fica em uma ilha no ponto onde três grandes lagos de água salgada se encontram. Começou  a ser construído no século 13, como forma de defender a região dos vikings. Foi praticamente destruído durante o levante jacobita do século 18, mas  restaurado no começo do século 20.

Hoje recebe milhares de turistas que rumam para a ilha de Skye e também serve como locação para diversos filmes. A lista inclui clássicos como Highlander e produções mais recentes como O Melhor Amigo da Noiva e Elizabeth – A Era de Ouro.

O ingresso para entrada no castelo custa 10 libras. Para chegar ao local, é possível usar os ônibus da empresa Citylink a partir de Inverness, Fort William ou mesmo de Portree (na Ilha de Skye). Ou então comprar um tour guiado que inclua a atração no itinerário.

>>> SAIBA MAIS: Excursões para o castelo Eilean Donan, na Escócia

Castelo Urquhart

O castelo em ruínas, com vista para o Lago Ness, está entre os belos cenários de um roteiro pelas Highlands. Já foi o maior castelo da Escócia e presenciou momentos importantes dos 500 anos de conflito entre os ingleses e escoceses. Justamente por isso,  apenas parte da construção continuou em pé. Mesmo não sendo a forma completa do castelo, a visita às antigas muralhas permite ter dimensão do mundo medieval bretão.

A entrada na área das ruínas custa 12 libras. Há ônibus da Scotish Citylink que saem do centro da cidade de Inverness e deixam no estacionamento da atração (consulte os horários aqui). A viagem dura 30 minutos e o valor da passagem gira em torno de 7 libras.

Outra opção mais prática e também econômica é contratar um tour das agências locais que incluem o transporte ida e volta, o cruzeiro pelo Lago Ness e o ingresso para a vista ao castelo. O pacote sai em torno de 30-35 libras.

>>> SAIBA MAIS: Passeios saindo de Inverness para o Lago Ness e Castelo Urqhart 

Castelo Dunvegan

Localizado na Ilha de Skye, pertence há mais de 800 anos à família do clã MacLeod. O castelo é construído no topo de uma rocha e fica à beira de um lago, o que concede um charme especial à construção medieval. Apesar de ser uma propriedade privada, a família abre uma pequena ala do castelo e os jardins para visitas públicas somente durante os meses de verão (de abril a outubro).

A entrada para o castelo e os jardins custa 12 libras. Também é possível fazer passeios de barco pelo lago por um extra de 10 libras. Para chegar ao local, há ônibus da Stagecoach Highlands que saem do centro de Portree. O preço da passagem é 5,50 libras, mas os horários são limitados (consulte aqui). Outra alternativa é contratar um tour saindo de Portree que inclui paradas em todos os principais pontos turísticos da Ilha de Skye.

>>> VEJA TAMBÉM: Excursão de um dia pela Ilha de Skye na Escócia

Castelo Kilchurn

Construído em 1400, já serviu de residência para um dos tradicionais clãs escoceses e também foi uma fortaleza e um quartel. Em 1760, o castelo foi danificado por um raio e foi completamente abandonado. Hoje as ruínas localizadas à beira do Lago Awe, no meio das Terras Altas da Escócia, são um dos pontos mais fotografados do país.

A boa notícia é que a visitação ao esqueleto do antigo castelo é gratuita. A estrutura fica aberta ao público somente de abril a outubro, mas nos meses de inverno é possível tirar lindas fotografias do lado externo das ruínas. Não há transporte público próximo. Então, o jeito mais fácil de chegar ao local é alugando um carro ou contratando um passeio a partir de Edimburgo ou Glasgow para a região das Terras Altas.

>>> SAIBA MAIS: Excursões por castelos nas Highlands da Escócia

QUER FAZER UMA ROADTRIP E VER CASTELOS NA ESCÓCIA?
O site da Rent Cars permite fazer a locação de veículos no exterior e pagar o aluguel diretamente do Brasil em REAIS e ainda PARCELADO. Ótima alternativa para evitar surpresas com a variação de moedas estrangeiras. Faça já a cotação!

Outros castelos na Escócia

Um roteiro pelas fortalezas no país também abrange um passeio por outras regiões com cenários impressionantes da Escócia, inclusive com construções ou ruínas à beira-mar. Confira as atrações que ficam fora do circuito turístico tradicional no país.

Castelo Tantallon

Localizado na região costeira, o castelo foi construído por volta de 1350 em uma posição dominante no topo dos penhascos no estuário de Forth. A fortificação, hoje em grande parte em ruínas, é o “último grande castelo” erguido na Escócia. Grandes paredes de pedra, masmorras e torres enormes ainda resistem ao efeito do tempo. Assim como outros lugares na Escócia, atrai a atenção de visitantes não apenas pela paisagem, mas também pela fama de ser mal assombrado.

O local é aberto à visitação durante todo o ano e a entrada custa 6 libras. O castelo fica em North Berwick, a cerca de 1h30 de Edimburgo. Se não quiser alugar um carro, o jeito mais fácil de chegar ao local é comprar um tour em agências locais.

>>> VEJA MAIS: Passeios de Edimburgo ao Castelo Tantallon

Castelo de Dunnottar

Localiza-se na região da costa Nordeste da Escócia. A estrutura remonta ao século XIII e foi erguida no alto de um penhasco de frente para o mar, o que é sinônimo de fotos de tirar o fôlego. O acesso às ruínas da antiga fortaleza é feito por meio de uma trilha que começa na cidade de Stonehaven. A entrada custa 7 libras. Confira um relato completo sobre o passeio ao castelo de Dunnotar

Castelo Aberdour

Construído por volta de 1.200, é um dos castelos mais antigos da Escócia ainda de pé. A construção da Idade Média foi ampliada nos séculos seguintes, com toques da Renascença e jardins. O castelo é uma combinação de seções cobertas bem-preservadas e ruínas ao ar livre. O cenário rústico também serviu para representar a Escócia do passado na série Outlander.

O castelo fica aberto para visitação o ano inteiro e o ingresso custa 6 libras. Para chegar, basta pegar um trem saindo de Edimburgo e desembarcar na estação de Aberdour. A viagem dura cerca de 40 minutos. O preço da passagem é por volta de 7 libras. Confira os horários no site da ScotRail

Castelo Drumlanrig: mais um cenário de Outlander na Escócia

É um grande palácio rural localizado perto de Thornhill, no sudoeste da Escócia. Apesar do nome, o edifício em estilo barroco não possui qualquer função militar e é uma das mais importantes construções do Renascimento no país. A grande avenida que conduz à construção e a fachada do prédio é outro cenário que será facilmente reconhecido pelos fãs da série Outlander. O local fica aberto para visitação apenas durante o período do verão (de abril a setembro). O ingresso custa 12 libras.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: