Hospedagem barata em Roma: melhores bairros onde ficar

Compartilhe!

Encontrar hospedagem barata em Roma pode ser um desafio para quem apenas concentra a busca no miolo do centro histórico, colado em atrações como o Coliseu e a Fontana de Trevi. No entanto, ao abrir um pouco o mapa da capital da Itália, é possível visualizar os bairros adjacentes da região mais turística e onde há alternativas com excelente custo benefício para os viajantes econômicos.

Se já decidiu o que fazer em Roma e apenas precisa decidir a hospedagem para fechar a organização da viagem, os bairros de Monti, Trastevere, San Giovanni e Castro Petrorio são regiões mais baratas e bem localizadas onde ficar na visita à capital da Itália. Por até 50 euros (até R$ 300 na cotação atual), você encontra boas acomodações nos quatro bairros.

Confira abaixo as características de cada um lugar e também indicações de hospedagem barata em Roma por região, incluindo desde hostels com estrutura moderna a guest houses e pequenos hotéis para quem deseja acomodação confortável sem gastar muito.

Leia Mais:  O que fazer na Itália: roteiro de 5, 7 e 15 dias de viagem

 

Monti: hospedagem barata e bons restaurantes em Roma

Monti foi o bairro que me conquistou na capital italiana. Ruas estreitas de paralelepípedo, casas rústicas com flores na janela, lambretas estacionadas em frente a pequenos cafés e muitas opções de gastronomia autêntica para comer como um morador local de Roma. Tudo isso a uma curta caminhada do miolo do centro histórico.

Essa região é enorme e contorna toda a área das principais atrações turísticas, mas uma parte do bairro com bastante oferta de guest houses e hotéis econômicos é nas imediações da via Nazionale. A região é bem servida de transporte público, com ônibus e metrô fácil para o Vaticano. Veja acomodações com diárias até 50 euros:

Além dos preços atrativos, é super seguro e será possível fazer praticamente todos os passeios a pé. Caminhei de volta para a hospedagem à noite sem nenhum problema. Chegava em sete minutos na entrada do Coliseu e ainda encontrei vários restaurante deliciosos e baratos de Roma no percurso.

 

Trastevere: área charmosa onde se hospedar em Roma

Outro bairro agradável e com boas opções de hospedagem em Roma para quem precisa gastar menos é Trastevere. A região fica na outra margem do rio Tibre, mas é uma curta caminhada do centro histórico. Trastevere consegue ser ainda mais charmoso que a área de Monti, embora seja uma disputa acirrada.

O bairro tradicional e cheio de vida é onde você poderá observar a rotina dos romanos, com varais de roupas nas fachadas e becos que relembram os vilarejos italianos. Além disso, será fácil encontrar bares de cervejas artesanais e trattorias deliciosas para aproveitar durante a viagem.

Por ser uma área bem residencial em Roma, grande parte da hospedagem em Trastevere serão apartamentos e há muitos quartos disponíveis no AirBnB (leitores do blog podem criar a conta e ganhar desconto de R$ 179 na primeira estadia), mas também pousadinhas aconchegantes no bairro. Confira opções de acomodação por até 50 euros:

 

San Giovanni: bom custo benefício perto do Coliseu

San Giovanni é um bairro central, localizado atrás do coliseu. A área é basicamente residencial e bastante tranquila. Há duas estações de metrô para facilitar o deslocamento por Roma, além de diversas linhas de ônibus.

Fora do burburinho turístico, a região tem uma cara mais normal e simples, com lojas, supermercados e restaurantes de diversos estilos para atender os moradores do bairro. É uma boa opção para quem deseja hospedagem econômica em Roma em um lugar mais sossegado.

Por ser um bairro residencial, San Giovanni tem uma infinidade de apartamentos ou quartos que podem ser reservados pelo AirBnB. No entanto, também há opções de guest houses e pequenas pousadas na região. Veja acomodações por até 50 euros:

Castro Pretório: hospedagem longe da muvuca em Roma

Silencioso, limpo e organizado. Apesar de ficar perto da estação Termini (que não é exatamente a parte mais bonita de Roma), o bairro de Castro Pretório tem um clima bem agradável e seguro. Por isso, escolher um hotel nessa região oferece um ótimo custo benefício para os viajantes.

A região abriga a embaixada de alguns países, a biblioteca central de Roma e também uma igreja projetada por Michelângelo. Não é uma área tão badalada com bares e restaurantes, como vemos em Monti e Trastevere. No entanto, há opções para os viajantes que escolherem hospedagem nessa parte de Roma.

A única desvantagem de ficar no bairro Castro Pretório é que talvez não seja possível ir a pé para as principais atrações turísticas em Roma, porém a área é bem servida de transporte público. Há duas estações de metrô e diversas linhas de ônibus para interligar a região com as outras partes da cidade eterna.

Confira opções de acomodações até 50 euros:

 

Hospedagem em Roma perto da estação Termini? Avalie bem

Uma das maiores polêmicas ao falar sobre economia na hospedagem em Roma é a área perto da estação Termini. Para ser mais exata, o bairro Esquilino – considerado o lado mais feio da cidade. É a região um pouco mais pobre da cidade, onde se concentram muitos imigrantes de diversas nacionalidades e que costumam abordar os turistas. Todos esses fatores podem dar uma sensação de insegurança, o que não é exatamente o que buscamos ao procurar hotel na Europa.

Por isso, apesar dos preços serem bem mais baixos, minha recomendação é avaliar bem a localização. Uma dica é optar por acomodações seja na zona de transição para Monti ou Castro Pretório, pois o ambiente fica mais agradável à medida que se aproxima dos bairros vizinhos. Algumas possibilidades que atendem esse critério e oferecem diárias até 50 euros são:

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: