O melhor de Roma em 3 dias: pontos turísticos imperdíveis!

Compartilhe!

Roma é praticamente um museu a céu aberto, com diversos pontos turísticos cheios de história para visitar. Por isso, nem sempre é fácil escolher as atrações para incluir em um roteiro básico de três dias na capital da Itália ou organizar o itinerário para aproveitar o melhor da cidade durante a visita.

Para se ter uma ideia, a lista de atrações inclui ruínas de importantes construções do antigo Império Romano, mais de 900 igrejas (muitas com arquitetura impressionante!), museus de arte, lugares que fizeram parte da história do Cristianismo, um mundo subterrâneo com passado de Roma e criptas para quem gosta de um pouco de mistério na viagem.

Recomendo dedicar mais dias à capital da Itália para incluir passeios diferentes pela cidade e arredores. Porém, se tudo o que você tem são três dias, haverá tempo suficiente para percorrer os principais destaques de Roma com tranquilidade, passando pelo Coliseu, a Fontana de Trevi, as piazzas charmosas e até dando um pulo no Vaticano.

Dividir a cidade por regiões é a melhor opção para otimizar o tempo e ver mais pontos turísticos. Então, veja como organizar esse roteiro para aproveitar o melhor de Roma em três dias (A ordem do primeiro ao terceiro dia é apenas uma sugestão com base nas atrações mais populares):

Leia Mais:  Como montar um roteiro de viagem com a sua cara

 

Dia 1 em Roma: tour pelo Coliseu e Monte Palatino

Cartão-postal de Roma, o Coliseu é a atração que está no topo da lista de quem visita a Itália pela primeira vez. Palco dos combates sangrentos entre os gladiadores, execuções e espetáculos públicos, o famoso anfiteatro é retratado em diversas produções cinematográficas e ainda hoje rouba atenção pela silhueta majestosa que surge na área central da cidade. Então, uma boa ideia é começar a explorar o destino por essa região.

Na compra do ingresso para a visita ao coliseu, já está inclusa a entrada no Monte Palatino – onde estão as ruínas do centro comercial, político e religioso do antigo Império Romano. As duas atrações ficam praticamente uma ao lado da outra e podem ser visitadas no mesmo dia.

O tempo destinado aos dois locais históricos vai depender da sua curiosidade. Há quem se dê por satisfeito em reservar uma manhã ou tarde para percorrer o Coliseu e o Monte Palatino. Outros podem gastar quase o dia inteiro. Eu comecei um tour guiado às 8h da manhã e só terminei a minha visita por volta das 16h, já faminta e rumo a um bom local para comer em Roma.

Dependendo do seu ritmo, pode sobrar tempo ainda para conferir os resquícios do Fórum de César e visitar a reconstrução do Mercado de Trajano antes de subir para o Monte Capitolino e curtir a vista panorâmica das ruínas do Fórum Romano no fim do dia. Além da visão privilegiada, a Piazza del Campidoglio é uma atração à parte porque o local é uma das obras desenhadas por Michelangelo.

Para relaxar depois de um dia intenso de visitas, a melhor pedida é atravessar para a outra margem do rio Tibre e se jogar em uma experiência gastronômica no bairro de Trastevere, onde também é possível se encantar com a simplicidade das pequenas casas e ruelas medievais estreitas que fazem a gente se sentir uma vila do interior da Itália.

 

Segundo dia com roteiro pelo centro histórico de Roma

Após riscar o coliseu do seu roteiro de 3 dias em Roma, é a hora de se dedicar a uma outra parte do centro histórico. A cidade é compacta e o passeio pode ser feito a pé, com paradas estratégicas para descansar enquanto fotografa pontos especiais da cidade ou mata a fome em um dos restaurantes deliciosos da capital da Itália.

Se quiser conhecer um pouco da vida cotidiana em Roma, comece o dia dando uma passadinha na feira do Campo di Fiori. O mercado de rua acontece todos os dias, animado pela vivacidade dos italianos e pelas cores das especiárias, frutas, legumes e flores vendidos a céu aberto. Depois desse mergulho na cultura local, uma curta caminhada te leva à piazza Navona – uma das mais bonitas de Roma.

Famosa no mundo inteiro, a praça surpreende os visitantes com suas três fontes cheias de esculturas perfeitas e os prédios históricos em arquitetura barroca, entre eles Palácio Pamphili, que hoje abriga a embaixada do Brasil na cidade. Não bastasse a riqueza da arquitetura, a piazza Navona também carrega uma atmosfera única, com artistas de rua tocando música para animar quem estiver por ali para curtir um dia ensolarado do verão italiano.

A próxima parada no roteiro do melhor de Roma em 3 dias é o Pantheon, uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas e que permanece em uso até os dias de hoje. Quase dois mil anos depois de ter sido construído, o edifício impressiona por cúpula e pelas imensas colunas de concreto na entrada. A entrada é gratuita, mas também é possível fazer um tour guiado para se aprofundar na história do local.

O passeio pelo centro histórico de Roma não pode deixar de incluir uma espiadinha na imponente (e lotada!) Fontana de Trevi, um dos marcos da cidade. A estrutura em estilo barroco tem cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, o que contrasta com as ruas estreitas e pequenas lojinhas desta parte do centro. Por isso, os turistas se aglomeram no local para garantir um clique com a fonte gigantesca e cheia de esculturas que já foi cenário de clássicos como La Dolce Vita.

Continuando a caminhada,  outro ponto turístico famoso no centro histórico de Roma são as escadarias da piazza Spagna, onde é possível parar um pouco para apreciar o movimento local e descansar as pernas. Se bater a fome, ignore o Mcdonald’s que fica perto na atração e se dirija ao Pastifício Guerra para comer em um local frequentado por romanos. Por apenas 5 euros, você poderá experimentar massa fresca feita na casa e até ganhar um copo de vinho para acompanhar. O único problema é que não há mesas e nem cadeiras, mas a comida é boa. De sobremesa, é só garantir um tiramisu da rede Pompi, que tem uma unidade na mesma rua.

Para fechar o itinerário, a última parada pode ser nos jardins de Villa Burghese, um charmoso parque urbano com muito verde e até um lago onde e possível fazer um passeio calmo de barco para curtir a paisagem. Na área, também está o terraço de Pincio, lugar excelente para encerrar o dia de passeio e contemplar o sol se pôr sobre Roma.

Se ainda houver ânimo para um happy hour ou jantar especial, o pitoresco bairro de Monti é uma excelente opção para ter mais um gostinho do charme de Roma. Com prédios cobertos de caramanchões, becos, ruelas e janelas decoradas com vasos de flores, Monti fica perto do centro histórico, mas não se deixou ser engolido pelas armadilhas para turistas. Por isso, a área é ótima para os amantes da boa gastronomia em busca da autêntica comida italiana. Ali, é fácil encontrar tratorias tradicionais, barzinhos, restaurantes e enotecas que fazem sucesso entre os próprios moradores de Roma.

 

De Roma para o Vaticano no dia 3

Para completar o roteiro de 3 dias em Roma, uma visita ao Vaticano é quase obrigatória em uma primeira visita à Itália. O menor país do mundo e sede da Igreja Católica Roma pode ser acessado por uma curta caminhada ou mesmo de ônibus a partir do centro da capital italiana.

As principais atrações são a visita à Basílica de São Pedro e também aos Museus do Vaticano, onde fica a Capela Sistina com o famoso teto pintado por Michelângelo. Às quarta-feiras, existe até a chance de ver o papa ao participar da audiência geral que ocorre na praça de São Pedro, basta agendar e chegar cedo.

Outro lugar interessante, mas menos popular é o Castelo Sant’Angelo. A fortaleza foi construída às margens do rio Tibre, sobre as ruínas do Mausoléu de Adriano. O local hoje abriga um museu que, além de coleções de pinturas e salas luxuosas, conta com uma vista privilegiada para a cúpula da basílica de São Pedro.

Antes de se despedir da cidade, não deixe de voltar ao Campo di Fiori à noite para ver como o local se transforma. A praça tomada pela feira durante dá lugar a uma área repleta de restaurantes badalados e deliciosos, como a Osteria da Fortunata, para terminar em grande estilo o itinerário de Roma em 3 dias.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: