Lucerna: como chegar e o que fazer na cidade mais charmosa da Suíça

Compartilhe!

Terra dos chocolates mais famosos do mundo e de grandes estações de ski, a Suíça vai muito além de Zurique e Genebra. O interior do país é cheio de pequenas cidades cercadas por montanhas cobertas de neve e Lucerna definitivamente é um destino a ser colocado na lista de lugares para conhecer.

Lucerna é pequena e fácil de ser percorrida a pé em apenas um dia, encantando os viajantes com as construções de arquitetura medieval, pontes antigas e vistas incríveis do lago responsável por dar nome à cidade e também para os alpes suíços.

>>> Não esqueça: a Suíça faz parte da Europa e o seguro viagem é obrigatório para a entrada nos países do espaço Schengen. Então, contrate o seguro viagem antes de embarcar. Clique aqui para fazer a cotação!

 

O que fazer em Lucerna por 1 dia: principais pontos turísticos

O roteiro de um dia em Lucerna, na Suíça, se concentra no charmoso centro histórico da cidade. Para quem chega de trem, basta desembarcar na estação e começar a caminhar rumo à Cidade Antiga, onde estão as principais atrações da cidade.

 

1 – Igreja Jesuíta (Jesuitenkirche)

Exterior da Igreja Jesuíta, um dos pontos turísticos em Lucerna (Suíça)

A primeira parada será à beira do rio Reuss, onde sete pontes servem de porta de entrada para a Cidade Antiga e garantem lindas fotos de viagem. Mas antes de atravessar para o outro lado, faça uma visita à Igreja Jesuíta. Construída em 1666, essa foi a primeira grande Igreja Barroca da Suíça e a arquitetura do interior é impressionante.

 

2 – Pontes medievais (Kapellbrücke e Spreuer)

Ponte medieval de madeira em Lucerna, na Suíça

A travessia para a outra margem do rio pode ser feita por um dos cartões-postais de Lucerna: a Kapellbrücke (Ponte da Capela), considerada a mais antiga ponte de madeira coberta da Europa. A estrutura foi construída em 1333 e recebeu o nome devido à Capela de Saint Peter, localizada nas proximidades.

Depois de clicar o cenário, não deixe de olhar para cima ao andar pela ponte e conferir as pinturas no teto. As ilustrações retratam cenas da história local da Suíça e também a vida dos santos patronos da cidade: Saint Leodegar e Saint Maurice.

Anexa à ponte, será difícil ignorar a Wassertum (torre de água), com 34 metros de altura. Não existe a possibilidade de conhecer o interior, mas é um dos pontos turísticos mais fotografados de Lucerna. Apesar de fotogênico, o lugar não era agradável no passado porque a torre construída no século XIV já serviu como prisão e até câmara para tortura.

A poucos passos da Kapellbrücke, é possível também perambular pela Ponte Spreuer. Outra rústica ponte de madeira sobrevivente do período medieval de Lucerna. Ali também são encontradas pinturas no topo, adicionadas entre 1626 e 1635.

As ilustrações representam a “Dança da Morte” e demonstram os sentimentos das pessoas face à morte, especialmente durante tempos de epidemia.

 

3 – Altstadt (Cidade Antiga)

Atravessando uma das pontes, você já estará no centro histórico de Lucerna e irá se deparar com muitas construções medievais, inclusive prédios com desenhos pintados na fachada. A decoração com afrescos aparentemente era uma moda da época, que também pode ser vista por outros países como França e Alemanha.

Ao voltar no tempo pelas ruas exclusivas para pedestres do centro de Lucerna,  você encontrará cafés para um lanche e também lojas de chocolates suíços e souveniers para garantir as lembrancinhas de viagem.

 

4 – Museggmauer (Muro de Musegg)

O passeio a pé pelo centro de Lucerna te levará à antiga muralha que marcava o limite da cidade antiga no século XIV, de onde é possível ter uma linda vista panorâmica.

A muralha medieval está praticamente intacta e há 3 torres abertas ao público. Em uma delas, está localizado o relógio mais antigo da cidade, construído em 1535 por Hans Luter. O relógio badala a cada hora, um minuto antes de todos os outros da cidade.

 

5 – Löwendenkmal (Monumento do leão)

Leão esculpido na pedra, atração famosa em Lucerna na Suíça

Outro ponto turístico de Lucerna é uma figura de leão esculpida diretamente na rocha, em memória aos mercenários suíços que morreram em 1792 durante a revolução Francesa. A escultura mostra um leão mortalmente ferido e expressa a dor da morte e o realismo do trabalho feito pelos artesãos impressiona.

 

6 – Jardins Glaciares

Se ainda houver ânimo para explorar mais a cidade, que tal conhecer um jardim de glaciares? O monumento natural foi descoberto durante a construção de uma adega para a casa, em 1872, e permite testemunhar evidências de 20 milhões de anos de transformações geológicas e vestígios da Era Glacial.

 

7 – Museus em Lucerna

Para quem gosta de museus, Lucerna também oferece várias opções. Entre os destaques estão: o Museu suíço de Transporte, que conta com mais de 3000 itens em exibição; o Museu Rosengart, com uma grande coleção de Picasso e outros 21 importantes artistas dos séculos 19 e 20; e o Museu Richard Wagner, instalado na mansão onde o famoso compositor viveu em Lucerne de 1866 a 1872.

 

8 – Lago Lucerna e passeio de barco

Passeio de barco no Lago Lucerna, em meio às montanhas da Suíça

Não há como fazer uma visita a Lucerna sem tirar um tempo para caminhar à beira do lago e tirar muitas fotos. Se o clima permitir, é possível também embarcar em um passeio de barco pela águas tranquilas do Lago Lucerna e até fazer paradas em outras cidadezinhas do interior da Suíça.

Como chegar em Lucerna, na Suíça

A cerca de 50 quilômetros de Zurique, Lucerna é perfeita para um bate e volta de trem ou de carro. Pela localização, a cidade é considerada um ponto de partida ideal para muitos passeios às principais atrações da Suíça central e pode ser uma opção de parada, caso planeje estender a viagem para outros destinos no país ou seguir para a Itália e para França.

Leia Mais:  O que fazer na Itália: roteiro de 5, 7 e 15 dias de viagem

O bilhete de trem para o trecho Zurique-Lucerna pode ser adquirido na estação central de Zurique em uma máquina de auto atendimento ou antecipadamente no site da empresa SBB. A viagem dura até 50 minutos e há trens a cada meia hora.

Se preferir o carro, o deslocamento leva cerca de 40 minutos. É possível alugar o carro direto do Brasil e pagar parcelado em reais, clique e faça um orçamento!

 

Lucerna no inverno X Lucerna no verão

A cidade pode ser visitada o ano inteiro, mas tudo depende do tipo de atividade que você prefere fazer. O verão é o ideal para as atividades ao ar livre, passeios de barco e aproveitar as melhores paisagens das montanhas.

Lucerna no inverno muda completamente, mas continua charmosa e ainda haverá o bônus de ver a neve enfeitando as construções antigas da cidade e os pontos turísticos. Entretanto, algumas atrações podem estar fechadas na baixa temporada e o clima pode dificultar passeios a pé para quem não estiver habituado com o frio.

Para os interessados em esporte de neve,  Lucerna no inverno é uma excelente ideia, já que as montanhas ao redor da cidade abrigam resorts de ski de fácil acesso para quem desejar um pouco de aventura nas férias.

 

Onde se hospedar em Lucerna, na Suíça: dicas de hotéis e hostels

Caso você decida estender a visita a Lucerne, há bastante opção de hospedagem em pontos diferentes da cidade. O entorno da estação concentra muitos hotéis e é uma opção bem posicionada, com excelente custo-benefício. Você estará perto também da estação de barcos e a uma curta caminhada do coração do centro histórico.

Nessa região, uma opção que oferece bom custo-benefício é o Ibis Budget Lucerna, que segue o padrão da rede no mundo. Há também o Hotel Alpha, com quartos privativos e banheiro compartilhado. Para quem topa dividir o quarto e pagar menos, há também o hostel Backpackers Lucerne.

Uma novidade que também oferece valores acessíveis é o Capsule Hotel. Apesar de oferecer dormitórios compartilhados no estilo hostel, os beliches são em formato de cápsulas fechadas para dar um pouco de privacidade na hora de dormir – o modelo só não atende quem se sente claustrofóbico em pequenos espaços.

Já na outra margem do rio ou ao longo do lago, será preciso táxi para chegar  no hotel se estiver com malas. Na área do centro histórico, há um outro Ibis que também tem uma boa relação custo-benefício. O Hotel Pickwick tem quartos com vista para o lago por preços um pouco mais acessíveis.

Berna x Lucerna: qual escolher para um bate-volta a partir de Zurique?

O melhor seria incluir as duas cidades no roteiro para aproveitar ao máximo o passeio pela Suíça, mas nem sempre a duração da viagem é suficiente para percorrer todos os lugares desejados. Então, seguem alguns pontos para analisar e escolher entre os dois destinos.

Berna fica a 100 quilômetros de Zurique. Apesar de pequena, é a capital da Suíça e está cheia de atrações culturais. Apenas um dia pode ser muito pouco tempo para explorar a cidade direito.

Já Lucerna leva vantagem para um bate-volta por ser mais compacta e uma síntese da Suíça dos sonhos, com pequenas casas à beira de um lago tranquilo e com montanhas ao fundo.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: