Restaurantes em Edimburgo para experimentar comida típica da Escócia

Restaurantes em Edimburgo com comida típica da Escócia

Compartilhe!

A Escócia não é um país reconhecido mundialmente por sua culinária requintada. Para ser sincera, a descrição e as fotos das principais comidas típicas do país podem até assustar os viajantes menos aventureiros que procurarem restaurantes em Edimburgo.

No entanto, se você – como eu – acredita que a experiência de viagem só é completa ao provar os sabores locais, esse guia vai te ajudar a encontrar os restaurantes onde comer pratos típicos da gastronomia escocesa e sem gastar muito em Edimburgo.

Haggis: comida típica e polêmica da Escócia 

Miúdos de ovelha e farinha de aveia, cozidos com temperos especiais, dentro do próprio estômago do animal. Esta é receita do haggis, um dos pratos mais populares da Escócia. Apesar dos ingredientes não serem de dar água na boca, o resultado final é bem gostoso e não tem nada de nojento.

A verdade é que a iguaria escocesa parece bastante uma carne moída bem temperada. O acompanhamento clássico do haggis é o neeps e tatties (nada mais que batata e nabo, respectivamente, em forma de purê), regados ao molho de whisky.

O haggis, entretanto, também pode ser utilizado para “incrementar” outros pratos. Pela cidade, é fácil encontrar nos cardápios o balmoral burguer (sanduíche com um hamburguer e mais um fatia de haggis), a chicken balmoral (peito de frango assado, recheado com haggis e envolto numa fatia de bacon) e até mesmo burritos mexicanos com recheio de haggis (sério!).

Este slideshow necessita de JavaScript.

restaurantes em Edimburgo para experimentar

O haggis está praticamente no menu de todos os pubs em Edimburgo, mas um dos lugares que gostei em particular na cidade foi o Albanach. O preço foi barato (cerca de 7 libras), o atendimento rápido e o meu prato de haggis estava uma delícia. O cardápio também inclui outras comidas típicas da Escócia, com opções entre 11 e 15 libras. Para uma data especial, um ambiente mais elegante e com preços bons é o restaurante Howie’s.

Leia Mais:  25 restaurantes em Londres com comida barata

Black Pudding e tradicional Scotish Breakfast

Por falar em comida típica e polêmica da Escócia, o país também tem um traditional breakfast bem calórico igual a Inglaterra. A receita é praticamente a mesma do café-da-manhã inglês, mas, além dos ovos, linguiça, bacon, tomate, cogumelos e feijão, o prato escocês pode incluir ainda uma porção de haggis e uma fatia de black pudding.

Não se deixe enganar pela palavra pudding. Não se trata de nada doce. É uma linguiça de chorizo, ou seja, feita de sangue de porco e cereais. O gosto é bem forte e não é para quem tem estômago fraco (eu provei, mas não repetiria). Então, se preferir não arriscar, peça seu traditional Scotish breakfast sem black pudding.

Restaurantes em Edimburgo para comer o tradicional café da manhã escocês
O café da manhã escocês é fácil de encontrar em pubs e restaurantes de Edimburgo

Onde comer em Edimburgo

O tradicional café da manhã escocês estará no cardápio de todos os pubs e cafés que você encontrar na cidade, mas para citar um lugar gostoso e bacana para experimentar esse prato indicaria o MUMS, especialista em comidinhas que fazem a gente sentir aconchegado. Outro destaque do menu são as tortas (Sheperds Pie e Fish Pie) e os guisados (stew). As porções são muito bem servidas e custam entre 10 e 15 libras. O endereço é: 4A Forrest Rd (perto do Museu Nacional da Escócia).

Leia Mais:  O que fazer em Edimburgo e quantos dias ficar?

Irn Bru: mais consumido que Coca-Cola na Escócia

Quando falamos na bebida tradicional da Escócia, a primeira coisa que lembramos é do whisky. Mas o refrigerante Iron Bru também é tão popular entre os moradores do país que recebeu o título de segunda bebida nacional da Escócia, perdendo apenas para o destilado. Dizem que esse refri local é mais consumido que a própria Coca-Cola na terra dos kilts.

Apesar da cor alaranjada, não tem sabor da fruta. Talvez o comparativo mais próximo que possa fazer seja o sabor da tubaínas, só que menos doce. Nem vou colocar uma lista de restaurantes em Edimburgo para quem quiser experimentar porque o Iron Bru é igual água na Escócia: tem em todo lugar! Até entrando num supermercado ou farmácia você encontra uma garrafinha para matar a curiosidade.

 

Scotch broth: ideal para os dias frios da Escócia

Apesar do nome diferente, é bem parecido com a nossa sopa de legumes, mas as verduras são cozidas com carne de carneiro e não frango. O caldo é encorpado com grãos de cevada e levado ao fogo por algumas horas, sendo um prato saboroso para enfrentar o frio da Escócia.

Onde comer em Edimburgo

Os pubs da rede Nicholson’s em geral tem o Scotch broth no cardápio. De todas as unidades, recomendo o Mitre Bar devido ao atendimento e bons preços. Outra opção é o The Halfway House, um pequeno pub local e independente que serve praticamente apenas os pratos típicos da Escócia.

Stovies & oatcakes: comfort food típico da Escócia

O stovies está para a Escócia assim como o mexidão está para o Brasil. O prato consiste em um cozido de batatas com pedaços de carne e outros vegetais, acompanhado por biscoitos salgados de aveia (oatcakes).

É uma comida super caseira e aconchegante, geralmente feita com os ingredientes disponíveis na geladeira. Talvez por isso foi o mais difícil de encontrar no cardápio de restaurantes e pubs em Edimburgo.

restaurantes para provar em Edimburgo

Para experimentar stovies durante a visita à capital da Escócia, a opção mais clássica seria restaurante Sir Walter Scott’s Tearoom dentro da tradicional loja Romanes & Paterson. O prato individual custa em torno de 10 libras, mas há um menu especial a partir das 14h que permite experimentar três pratos típicos por 15 libras.

É possível encontrar stovies também no cardápio dos pub da rede Nicholson’s e no menu do pub independente The Halfway House (cerca de 6 libras). Se for no período de inverno, outra ideia é procurar nas barraquinhas das feiras de Natal que funcionam de novembro a janeiro.

Cullen Skink: sopa cremosa de peixe

O prato é feito basicamente de peixe fumado, batata, cebola e leite ou nata. O nome da sopa é alusivo à cidade de Cullen, no nordeste da Escócia, onde a receita foi inventada.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dicas e Roteiros de Viagem (@checklistmundo) em

Onde comer em Edimburgo

Um dos lugares para provar pode ser a casa especializada em sopas Union of Genius, mas o cardápio é rotativo e será preciso conferir os especiais do dia. O restaurante Howie’s possui o prato no menu fixo por cerca de seis libras, mas apenas como opção de entrada. O pub The Halfway House também inclui o Cullen Skink no pequeno menu diário, restrito à comida típica da Escócia. O preço gira em torno de 5 libras.

Na minha visita, experimentei o Cullen Skink no pub Deacon Brodie’s Tavern, pertencente à rede Nicholson’s. O ambiente era bacana e a comida estava boa, mas não dei sorte com o atendimento no dia e o pedido demorou demais para chegar na mesa (quem tiver outra experiência, pode contar nos comentários). O prato saiu por menos de 6 libras.

 

Scotch pie: tudo acaba em torta na Escócia

Não há como falar em culinária no Reino Unido sem falar de torta. A Escócia, além dos sabores tradicionais da Inglaterra como a torta de carne e cerveja, tem a sua Scotch Pie, nada mais que uma torta de carne de carneiro ou outro animal com especiarias.

Restaurantes em Edimburgo

A torta com variações pode ser encontrada em vários cafés e lanchonetes da cidade, mas dois lugares tradicionais quando o assunto é torta são o The Piemaker e o Auld Jokes Pie Shoppe, com preços super camaradas em torno de 3 a 5 libras.

Restaurantes em Edimburgo com Scocth Pie no cardápio
Scotch Pie é uma torta típica da Escócia, recheada com carne moída de cordeiro ou outro animal

Shortbread: biscoitinhos de vó escocesa

É um bolacha amanteigada doce muito popular na Escócia. É possível comprar a versão industrializada em qualquer supermercado, mas se a ideia é provar a receita caseira e saída do forno na hora um bom lugar para procurar é a pequena e aconchegante Forsyth’s Tea Room. A casa de chá também oferece pratos salgados como Scotch pies, sanduíches e sopas.

Cranachan: sobremesa típica da Escócia

É uma sobremesa tradicional da Escócia feita com uma mistura de chantilly, whisky, mel, framboesa e aveia tostada. Para os fanáticos por doce, não se empolguem porque tem ouco açúcar e o que mais se destaca é o sabor azedinho da framboesa. Os ingredientes são colocados em camadas e, geralmente, servidos em uma taça.

Onde comer em Edimburgo

Praticamente qualquer pub que estiver no caminho incluirá a sobremesa no cardápio. Eu provei no Mitre Bar (da rede Nicholson’s), no mesmo dia que experimentei o Scotch Broth. Outro lugar bem tradicional para saborear pode ser o restaurante MUM’s.

Deep Fried Mars Bar

Nem sei se esse caracteriza como comida típica da Escócia porque é apenas uma barra do chocolate empanada e frita. Faz um sucesso danado entre os escoceses que adoram doce. Já aviso que não é nada saudável e bem gorduroso, mas quem quiser arriscar pode encontrar a “iguaria” baratinha nos chippies ( restaurantes especializados no fish and chips) da cidade. Há boas recomendações do Cafe Picante e da Royal Mille Tavern.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: