O que fazer na Itália: roteiro de 5, 7 e 15 dias de viagem

Compartilhe!

Com uma gastronomia de dar água na boca, muita história e vilarejos bucólicos encantadores, a Itália é o destino dos sonhos para muitos viajantes e dificilmente fica fora de um roteiro básico pelo continente europeu.

O país em formato de bota não possui o maior território da Europa, mas surpreende os visitantes com diversas facetas culturais ao longo dos seus 300 quilômetros quadrados de extensão. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre quais cidades incluir na hora de organizar a viagem para a Itália, especialmente se for a primeira vez em solo italiano.

Para quem está à procura de inspiração para montar um roteiro pelo país, reuni aqui algumas cidades que não podem faltar na viagem e idéias de itinerários para curtir o melhor da Itália seja numa visita rápida ou estadias de maior duração. Tem até sugestões para os viajantes que já planejam uma segunda, terceira ou quarta aventura por lá!

Leia Mais:  Estratégias para viagem internacional com dólar alto

3 dias ou menos na Itália: vale a pena?

Reservar só três dias para a Itália em um roteiro de eurotrip é quase um pecado. Não tem como explorar de verdade um país em tão pouco tempo de viagem. Porém, se não tiver outra possibilidade, o ideal é se concentrar em uma cidade para valer a pena.

Em uma primeira viagem à Europa, Roma pode ser uma boa pedida, já que reúne os mais famosos pontos turísticos da Itália e ainda permite conhecer o Vaticano. Agora caso já tenha visitado o país antes e riscado a capital da lista de destinos, pode ser a oportunidade perfeita de se aventurar fora da rota turística comum e desbravar lugares menores como Gênova, Taormina, Bérgamo, Bolonha, Siena ou Nápoles.

No entanto, sinceramente, eu recomendo mais tempo para um roteiro da forma como a Itália merece: sem pressa! Afinal, além de percorrer atrações, é preciso ter uma folga para saborear um bom vinho e muita pizza ao longo do caminho.

 

Cidades imperdíveis num roteiro de 5 dias na Itália

Cinco dias permite um roteiro expresso pelos destaques da Itália.  Se for a primeira visita ao país, a proposta é combinar 3 dias em Roma + 2 dias em outra cidade como Milão, Veneza ou Florença (nesta última opção, é possível incluir um rápido bate-volta a Pisa).

Há também a opção de fazer um itinerário com 3 dias em Roma + 1 dia em Napóles + 1 dia de passeio pelo sítio arqueológico de Pompéia, a cidade dizimada pela erupção do vulcão Vesúvio há quase dois mil anos.

Agora quem já fez o roteiro básico pela Itália pode destinar os cinco dias de viagem para se dedicar a outras áreas do país, como as paradisíacas ilhas de Capri e Sardenha, os vilarejos pitorescos na Sicília ou as cidades do litoral na Costa Amalfitana.

>> SAIBA MAIS: O que fazer na Itália – ingressos e excursões

 

O que fazer na Itália em 7 dias

Com sete dias de viagem, já começa a ser possível ver um pouco mais da Itália e organizar um roteiro passando por até quatro cidades. Quem estiver no país pela primeira vez pode apostar na combinação clássica de Roma, Veneza, Verona e Milão ou unir a capital italiana com o toque renascentista de Florença e atrações dos arredores como Pisa, Siena e Bolonha.

Para os viajantes em busca de algo fora da rota básica, uma roadtrip pela charmosa zona rural da Toscana ou desbravar os vilarejos à beira-mar em Cinque Terre são passeios diferentes para fazer durante a estadia na Itália.

 

Itália completa: roteiros a partir de 15 dias pelo país

Se você está planejando um roteiro de 15 dias ou mais pela Itália, a possibilidade de itinerários fica mais interessante e porque há tempo suficiente para ver os principais destaques da terra da macarronada.

Quem estiver na primeira viagem por solo italiano (ou em nova aventura para matar a saudade) tem a chance de percorrer o essencial de Roma, Veneza, Verona, Milão e ainda avançar por um dos outros eixos turísticos do país, basta escolher o que tem mais a ver com o perfil de viajante e com a época da aventura.

Enquanto as paisagens e os vilarejos da Toscana e da Sicília são interessantes praticamente ao longo do ano inteiro, uma visita às ilhas de Capri ou Sardenha seria mais adequada no período quente para garantir o mergulho nas águas cristalinas e azuladas da região. Já Cinque Terre e a Costa Amalfitana terão sempre o lindo visual à beira-mar, embora no inverno não o clima não permita curtir as praias.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Tire dúvidas e compartilhe suas experiências de viagem aqui: