Com uma gastronomia de dar água na boca, muita história e vilarejos bucólicos encantadores, a Itália é o destino dos sonhos para muitos viajantes e dificilmente fica fora de um roteiro básico pelo continente europeu.
O país em formato de bota não possui o maior território da Europa, mas surpreende os visitantes com diversas facetas culturais ao longo dos seus 300 quilômetros quadrados de extensão. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre quais cidades incluir na hora de organizar a viagem para a Itália, especialmente se for a primeira vez em solo italiano.
Para quem está à procura de inspiração para montar um roteiro pelo país, reuni aqui algumas cidades que não podem faltar na viagem e idéias de itinerários para curtir o melhor da Itália seja numa visita rápida ou estadias de maior duração. Tem até sugestões para os viajantes que já planejam uma segunda, terceira ou quarta aventura por lá!
3 dias ou menos na Itália: vale a pena?
Reservar só três dias para a Itália em um roteiro de eurotrip é quase um pecado. Não tem como explorar de verdade um país em tão pouco tempo de viagem. Porém, se não tiver outra possibilidade, o ideal é se concentrar em uma cidade para valer a pena.
Em uma primeira viagem à Europa, Roma pode ser uma boa pedida, já que reúne os mais famosos pontos turísticos da Itália e ainda permite conhecer o Vaticano. Agora caso já tenha visitado o país antes e riscado a capital da lista de destinos, pode ser a oportunidade perfeita de se aventurar fora da rota turística comum e desbravar lugares menores como Gênova, Taormina, Bérgamo, Bolonha, Siena ou Nápoles.
No entanto, sinceramente, eu recomendo mais tempo para um roteiro da forma como a Itália merece: sem pressa! Afinal, além de percorrer atrações, é preciso ter uma folga para saborear um bom vinho e muita pizza ao longo do caminho.
Cidades imperdíveis num roteiro de 5 dias na Itália
Cinco dias permite um roteiro expresso pelos destaques da Itália. Se for a primeira visita ao país, a proposta é combinar 3 dias em Roma + 2 dias em outra cidade como Milão, Veneza ou Florença (nesta última opção, é possível incluir um rápido bate-volta a Pisa).
Há também a opção de fazer um itinerário com 3 dias em Roma + 1 dia em Napóles + 1 dia de passeio pelo sítio arqueológico de Pompéia, a cidade dizimada pela erupção do vulcão Vesúvio há quase dois mil anos.
Agora quem já fez o roteiro básico pela Itália pode destinar os cinco dias de viagem para se dedicar a outras áreas do país, como as paradisíacas ilhas de Capri e Sardenha, os vilarejos pitorescos na Sicília ou as cidades do litoral na Costa Amalfitana.
>> SAIBA MAIS: O que fazer na Itália – ingressos e excursões
O que fazer na Itália em 7 dias
Com sete dias de viagem, já começa a ser possível ver um pouco mais da Itália e organizar um roteiro passando por até quatro cidades. Quem estiver no país pela primeira vez pode apostar na combinação clássica de Roma, Veneza, Verona e Milão ou unir a capital italiana com o toque renascentista de Florença e atrações dos arredores como Pisa, Siena e Bolonha.
Para os viajantes em busca de algo fora da rota básica, uma roadtrip pela charmosa zona rural da Toscana ou desbravar os vilarejos à beira-mar em Cinque Terre são passeios diferentes para fazer durante a estadia na Itália.
Itália completa: roteiros a partir de 15 dias pelo país
Se você está planejando um roteiro de 15 dias ou mais pela Itália, a possibilidade de itinerários fica mais interessante e porque há tempo suficiente para ver os principais destaques da terra da macarronada.
Quem estiver na primeira viagem por solo italiano (ou em nova aventura para matar a saudade) tem a chance de percorrer o essencial de Roma, Veneza, Verona, Milão e ainda avançar por um dos outros eixos turísticos do país, basta escolher o que tem mais a ver com o perfil de viajante e com a época da aventura.
Enquanto as paisagens e os vilarejos da Toscana e da Sicília são interessantes praticamente ao longo do ano inteiro, uma visita às ilhas de Capri ou Sardenha seria mais adequada no período quente para garantir o mergulho nas águas cristalinas e azuladas da região. Já Cinque Terre e a Costa Amalfitana terão sempre o lindo visual à beira-mar, embora no inverno não o clima não permita curtir as praias.