Todos os passos para emitir o primeiro passaporte

Ainda não tem passaporte? Como dizia a canção de Raul Seixas, Plunct Plact Zum não vai a lugar nenhum… Pelo menos, não fora da América do Sul. O caderninho azul é mais que um mero espaço para colecionar carimbos. Fora do Brasil, ele será o documento oficial de identificação do  viajante.

CPF, Carteira de identidade e CNH não tem validade para as autoridades da maioria dos países estrangeiros. Então, se está pensando em fazer uma viagem internacional, é hora de tirar o passaporte. Veja as respostas para principais dúvidas sobre a emissão do documento:

Quanto custa o passaporte e como faço para solicitar?

O processo é relativamente simples e pode ser feito por conta própria sem problemas. O primeiro passo começa com uma visita ao site da Polícia  Federal. Na página inicial, vá até a barra lateral e clique em REQUERER PASSAPORTE, depois preencha o formulário com informações pessoais e documentos. Lembrete: revise os dados antes de confirmar e evite erros de digitação ou de ortografia.

Em seguida, será gerado o boleto com a taxa de R$ 257,25. Faça o pagamento e aguarde. A compensação no sistema da Polícia Federal não é feita de forma automática. O procedimento pode demorar entre 24h e 72h.

Passado o prazo, volte ao site da Polícia Federal e selecione a opção “Agendar Atendimento“para apresentar pessoalmente a documentação, tirar a foto e continuar com a emissão do passaporte. Será preciso informar o CPF e o número de protocolo (confira no boleto pago) para escolher o dia, horário e delegacia mais próxima da PF. Atenção:cidades menores geralmente não tem o serviço e será preciso se deslocar para o município pólo da região.

Quais documentos são necessários para emitir o passaporte?

Com o agendamento feito, é preciso comparecer à unidade e levar os seguintes documentos originais:

  • CPF;
  • Comprovante bancário de pagamento da taxa para a emissão do passaporte;
  • Documento de Identificação (RG, carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN junto com outro documento para comprovar local de nascimento, carteira funcional expedida por órgão público, carteira de identidade expedida por comando militar, passaporte brasileiro anterior (ainda que vencido), carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei, carteira de trabalho e previdência social-CTPS);
  • A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES DE DIVÓRCIO e CASAMENTO para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores;
  • Título de eleitor e comprovantes de votação/justificativa/pagamento de multa da última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantesou do título, pode ser a certidão de quitação eleitoral; 
  • Requerentes do sexo masculino devem ainda apresentar documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório. 

Não será preciso levar foto 3×4. A fotografia para o passaporte será tirada durante o atendimento na Polícia Federal, logo após a conferência de toda a documentação.

Que roupa usar para a foto do passaporte?

O site da Polícia Federal não traz muitas orientações sobre cores de roupa, mas perguntei ao atendente quando fui tirar o meu passaporte e o ideal é vestir blusas de cores neutras mais escuras porque a foto será tirada com um fundo branco.

Sobre o uso de brincos, colares e acessórios, não é proibido. Porém, o atendente pode pedir para retirar qualquer objeto que prejudique sua identificação. O mesmo vale para os óculos de grau.

Quanto a bonés, chapéus ou lenços de cabelo, melhor nem colocar para o dia da foto. São peças que dificultam a identificação e, provavelmente, será preciso tirar tudo para bater a foto do passaporte.

Além disso, tenha sempre em mente que a foto será sua identificação fora do Brasil e existem países bastante conservadores. Por isso, bom senso na hora de escolher o look e nada de regatas ou decotes muito exagerados.

Quanto tempo de demora para o passaporte ficar pronto? 

A previsão inicial de entrega é de 6 (seis) dias úteis, mas a data exata para coleta será informada quando apresentar a documentação. Como processo de confecção envolve o fabricante da caderneta e empresas entregadoras, o prazo pode variar. O passaporte não será enviado para o seu endereço e deve ser retirado no mesmo posto onde foi o primeiro atendimento.

E o visto?

A solicitação de visto para os Estados Unidos ou outros países que exigem autorização prévia para entrada no território não é feita na Polícia Federal. Para as informações sobre o visto, será necessário consultar o site do consulado do país e verificar todos os procedimentos e taxas.

Gisele Barcelos

Jornalista por profissão e planejadora compulsiva de viagens. A mesma dedicação que tenho para conseguir um furo de reportagem, também uso para pesquisar sobre novos destinos e roteiros. Amo compartilhar dicas para ajudar quem sonha começar uma aventura, mas não tem ideia de como planejar. Estou sempre em busca do próximo embarque, com uma mala tamanho P e uma playlist caprichada no celular.

Compartilhe suas experiências de viagem aqui: