A exigência de seguro viagem para a entrada na Inglaterra e demais países do Reino Unido sempre gera dúvidas dos viajantes. Parte da confusão se deve ao Tratado de Schengen, um acordo assinado por 26 países da Europa que determina a livre circulação de pessoas entre os países membros e também estabeleceu a obrigatoriedade para turistas de um seguro viagem com cobertura de, no mínimo, € 30.000,00 para assistência médica.
O Reino Unido fazia parte da União Européia até o início de 2020, entretanto, não era signatário do Tratado de Schengen. É justamente por isso que existia a necessidade de passar novamente pela imigração ao fazer uma eurotrip incluindo a Inglaterra e outras localidades da Europa.
Como a Inglaterra e o restante do Reino Unido nunca fizeram parte do tratado, o seguro viagem não é obrigatório e não será pedido pelos agentes de imigração para a entrada no país. Porém, apesar de não ser uma exigência, é importante entender que o turista não tem acesso gratuito à rede pública de saúde local.
Apenas atendimentos de urgência e emergência serão gratuitos ao viajante. Para exemplificar, se sofrer um atropelamento e for resgatado de ambulância para o atendimento no hospital, esse serviço não precisaria ser pago. Entretanto, todo o restante, inclusive internações após o primeiro atendimento de urgência, será cobrado em libras (cotada a R$ 6, no câmbio atual).
Por isso, viajar sem seguro para economizar pode não ser a escolha mais inteligente. Inclusive já listei no blog outras formas para gastar menos em Londres, sem abrir da segurança. Ter um seguro viagem é extremamente recomendado para garantir cobertura e evitar gastos exagerados em moeda estrangeira caso seja necessário algum tratamento médico não previsto durante a estadia na Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte.
MAIS DICAS DE LONDRES
Qual o melhor seguro para uma viagem à Inglaterra?
Muitos viajantes acabam optando por economizar utilizando o seguro viagem oferecido pelo cartão de crédito. Em geral, cartões da modalidade Platinum e Black realmente disponibilizam o serviço para os clientes, desde que a passagem aérea tenha sido comprada no respectivo cartão e a ativação seja realizada antes do embarque.
No entanto, tenha em mente que o seguro do cartão trabalhará no sistema de reembolso. Ou seja, se você precisar de atendimento médico na Inglaterra ou qualquer país do Reino Unido, deverá pagar do próprio bolso e guardar os comprovantes para solicitar o ressarcimento.
Considerando o alerta no site oficial do sistema de saúde britânico, uma simples consulta custará 150% mais caro para cidadãos de fora da Europa e, com a cotação atual da moeda inglesa, isso poderia representar um rombo no orçamento até a operadora do cartão realizar a compensação das despesas médicas.
Com isso, minha recomendação é optar por seguradoras que oferecem aos viajantes uma rede credenciada de médicos no destino. Em caso de qualquer emergência, basta fazer contato e ser direcionado a uma das clínicas, hospitais ou profissionais da rede conveniada. Assim, não é preciso gastar nada com consulta e nem ficar esperando reembolso no cartão posteriormente.
Nessa modalidade, tudo já está incluído no valor pago previamente ao contratar o seguro viagem. Uma das empresas que trabalham nesse sistema é a GTA e você pode fazer uma cotação comparando com outras operadoras através do site Seguros Promo.
Onde contratar o seguro viagem antes de embarcar para a Inglaterra?
Hoje várias empresas oferecem o seguro viagem. Ao invés de perder tempo e consultar diversos sites, hoje existem plataformas que facilitam a busca e reúnem diversas cotações no mesmo lugar. Com isso, o viajante pode fazer uma comparação detalhada e de forma rápida entre coberturas e preços de diferentes seguros ofertados no mercado.
Uma das empresas com esse serviço para facilitar a vida do viajante é a Seguros Promo, que é uma das parceiras do Checklist Mundo. Você não paga nada a mais ao fazer a compra pelo link e ajuda a manter o blog ativo. Além disso, leitores do site tem desconto de 5%. Basta clicar abaixo para utilizar o cupom.
O que mais cobre o seguro viagem?
Tudo depende do plano contratado. Por isso, é necessário prestar bastante atenção antes de fechar a compra. Em geral, os pacotes mais simples de seguro viagem incluem reembolso de eventuais despesas na compra de medicamentos prescritos, apoio jurídico e até cobertura para os temidos casos de extravio de bagagem e perda/atraso de voos. Todo o suporte está disponível a partir do momento do embarque aqui no Brasil.
Também existem planos que incluem o reembolso por cancelamento ou interrupção de viagem. O preço costuma ser mais caro, porém permite receber parte do dinheiro de volta se tiver que cancelar a viagem por mudança da data de férias ou for barrado de entrar no país pela imigração.